Hydrogenated Castor Oil (Óleo Hidrogenado de Rícino)

Hydrogenated Castor Oil (Óleo Hidrogenado de Rícino)

Ingrediente derivado natural, proveniente do óleo das sementes de mamona (ricinus communis), o óleo hidrogenado de rícino é um emoliente criado a partir do processo químico de hidrogenação do óleo de rícino, que tem como objetivo transformar este último, que se encontra em forma líquida, em um produto sólido.  

O aspecto final do óleo hidrogenado de rícino é uma cera, com alto ponto de fusão, que atua, principalmente, como espessante, aumentando a viscosidade de emulsões e promovendo maior dureza em cosméticos em barra e bastões. Além disso, esse ingrediente também pode melhorar a hidratação da pele e dos cabelos, pois reduz a perda de água transepidermal ou por evaporação.

É empregado em praticamente todo tipo de preparação cosmética, desde de cremes e loções corporais ou faciais, protetores solares, hidratantes labiais, desodorantes, máscaras, shampoos e condicionadores, tanto líquidos e cremosos, quanto em barra, maquiagens, etc. 

Avaliação: Bom
Classe: Espessante
Riscos: Considerado seguro e de baixo risco para uso cosmético (tópico). Sem suspeita de toxicidade ou bioacumulação ambiental.

Referências:

https://online.personalcarecouncil.org/ctfa-static/online/lists/cir-pdfs/PRS353.pdf

https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Castor-oil_-hydrogenated

 

Conteúdos Relacionados

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.